Confira abaixo as cinco principais fraudes cometidas nos planos de saúde:

 

1 – Reembolso assistido: Ocorre quando clínicas ou laboratórios não credenciados por uma operadora de convênio médico solicitam as credenciais de senha e login do paciente com a intenção de solicitar um reembolso em seu nome. Isso pode configurar um caso de fraude de identidade, muitas vezes caracterizando um reembolso assistido fraudulento.

 

2 – Uso de contas laranjas, roubo de identidade e vazamento de dados: Nestes casos, criminosos utilizam dados vazados do usuário do plano de saúde para entrar em contato com a operadora e trocar o cadastro de comunicação com a empresa, alterando a conta para recebimento de reembolsos do cliente por uma conta falsa.

 

3 – Uso indevido de carteirinha: Acontece quando uma pessoa não segurada usa a identidade de um beneficiário para usufruir do plano de saúde. Essa prática pode ocorrer com ou sem o consentimento do segurado, como casos de carteirinhas emprestadas ou roubo de dados.

 

4 – Alteração no procedimento realizado: Uma fraude comum é a solicitação de reembolso para itens que não estão contemplados na lista de procedimentos da ANS, como intervenções estéticas: Botox, drenagem, massoterapia, entre outras. Nesses casos, o usuário costuma trocar a informação por procedimentos cobertos.

 

5 – Quebra de recibo: Entrega de mais de um recibo para solicitação de reembolso de um único procedimento (para o mesmo beneficiário com datas diferentes, mesma data de beneficiários distintos, normalmente familiares ou ambos).

 

 

Abaixo, para sua informação e com os devidos créditos dados às fontes, seguem alguns links que o redirecionarão para as recentes reportagens sobre este assunto delicado e altamente prejudicial para as Seguradoras de Saúde, bem como para seus usuários finais: